Blog post

6 dicas de gestão e controle de produção

Atualmente a maioria das empresas que visitamos já possuem alguma solução em sistema da informação, que tem o propósito, de auxiliar os gestores da produção a realizar de maneira mais eficaz as suas rotinas diárias.

Porém, é bem mais comum do que se imagina, encontrarmos nestas empresas, um cenário de insatisfação e desmotivação destes profissionais, mesmo quando cercados de tantas ferramentas tecnológicas.

O fato é que, a boa gestão para melhores resultados, vai além dos investimentos em sistemas da informação, exige do gestor comportamentos que somados as funcionalidades e características de um sistema, poderão concretizar a buscar por um melhor modelo de gestão na empresa.

As 6 dicas de gestão de controle de produção, que quero apresentar hoje para vocês, tem como ponto de partida alguns destes comportamentos tais como: a disciplina, curiosidade, diálogo, respeito, comprometimento e motivação, que não necessariamente nesta ordem do dia a dia do gestor, mas que somados serão gatilhos importantíssimos que contribuirão para o sucesso na mudança cultural da empresa, e que certamente trará à tona um ambiente harmonioso com resultados financeiros sustentáveis.

6 gatilhos importantes para o sucesso da empresa

Disciplina

É importante que o gestor identifique e divulgue aos seus comandados, qual é o propósito da empresa, e em cima deste objetivo, busque ferramentas e métodos para frequentemente aplicar a verificação da performance dos colaboradores e maquinas que estão sob sua supervisão.

Por isto, introduzir uma rotina diária para a leitura e discussão dos números apresentados dashboards em quadros de gestão a vista, instalados em locais estratégicos da empresa, deve se tornar algo habitual para que gestores e seus líderes possam encontrar as soluções mais baratas e simples para problemas recorrentes do setor de produção.

Curiosidade

Medir o resultado em relação a uma expectativa ou a um histórico do processo, é fundamental para saber o quanto, e como estão os números diários em relação ao propósito da empresa.

Aliás, medir o resultado não apenas para cobrar o desempenho, mas também, para identificar quais são as prioridades, que devem ser estudadas mais profundamente pelo time de melhoria continua, e assim, dar início, muitas vezes, na forma de pensar e fazer o processo, com o intuito de eliminar desperdícios, e assim, aumentar o volume diário, diminuindo o prazo de entrega.

Diálogo

Não subestime esta atitude. A melhor maneira de saberemos o que pode ser melhorado no processo da manufatura é perguntando para quem lida com ele diariamente.

É fácil dar um exemplo para esta reflexão, se imaginarmos o roteiro de casa para o trabalho. Com o tempo, chega ao ponto de ser tão monótono a rotina, que sabemos automaticamente onde estão os buracos, qual a faixa mais rápida, os locais de instalação de radares, tempo semafórico etc.

Certamente dia a dia conseguiremos utilizar este aprendizado, para chegar mais rápido ao local de destino, seja em casa ou no trabalho.

Ainda sobre este tópico, há uma prática que deve ser executada na empresa, que é a caixa de sugestão, este é um canal de comunicação muito interessante e que auxilia enormemente a evolução do modelo de gestão de controle da produção. Se você ainda tem dúvida do poder desta ferramenta, pense por um instante e lembre-se de quando você tem uma ideia, qual é o grau de anciosidade que você tem para apresentar aos seus comandantes e ou pares esta sacada? Agora se coloque no lugar do seu comandado, e tente imaginar a sensação de frustação de nunca ser ouvido.

Respeito

Esta é uma atitude que eu imagino nem ser necessário explicar muito, mas, apenas para reforçarmos a ideia, muitas vezes, quando buscamos uma mudança para melhor, procuramos nos espelhar em algo ou alguém com sucesso.

Neste processo de exploração, queremos chegar à origem, para entender melhor, porque algo dá tão certo com o outro, ou, como aproveitar uma ideia do outro para adiciona-la a minha rotina diária e desta forma provocar a mudança que pede o propósito da empresa.

Sob este comportamento e no que tange a gestão e controle de produção, uma boa fonte para se beber, é o modelo TPS ( Toyota Production System) uma forma de gerenciar recursos e pessoas que já foi estudada e descrita por vários autores no mundo inteiro, propondo uma filosofia que pode ser aplicada tanto no trabalho, quanto no modo de viver do indivíduo, e que apesar de tanto tempo de sua criação, ainda é aplicada com sucesso nos dias de hoje.

Comprometimento

Este comportamento é tão importante quanto a disciplina e a curiosidade, não é possível convencer as pessoas que são lideradas por um gestor, se ele não responde da maneira certa as diversas situações que surgem ao longo do dia.

Não tenha dúvida de que a sua atitude reflete nos que estão te seguindo, e então, se há algo para providenciar e que necessita de investimento, ou simplesmente de uma resposta, faça o quanto antes.

Assim, além da chance do resultado melhorar mais rapidamente, a sua equipe ficará mais confiante em atingir a meta do propósito da empresa.

Motivação

Durante uma jornada do processo de mudança, a motivação deve ser o comportamento de um líder que deseja realizar uma gestão e controle da produção eficaz, e para isto, o propósito da empresa dever ser desdobrado em vários objetivos secundários, que poderão ser avaliados com metas de tiro curto, diariamente, semanalmente, mensalmente por turno, dando a oportunidade da equipe perceber que são capazes de fazer mais e melhor, e que o desafio pode ser vencido.

Desta forma, trabalhar deixará de ser algo tão mecânico sem empolgação, para se tornar uma ocasião estimulante, em um ambiente de competição sadia e de aprimoramento constante na forma de agir e pensar dos colaboradores da empresa.

Em resumo as 6 dicas de gestão e controle de produção, não se restringem a atitude de uma só pessoa na empresa, com tempo as boas práticas devem ser divididas para cada indivíduo em seu campo de atuação no processo de manufatura. Assim, todos poderão seguir evoluindo cientes do que precisam fazer para tornar o local de trabalho um lugar melhor para se conviver.

Estas são as 6 dicas de gestão e controle de produção de hoje para vocês, agradeço a leitura de todos e espero vê-los em breve.

© GTR 2017/2021. Todos os Diretos Reservados.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
comercial@gtrconsultoria.com.br
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N Perdizes - CEP 05036-040