Blog post

5 benefícios que são obtidos quando se aplica integração entre ERP e sistemas Shop Floor

Determinar a quantidade de benefícios que um sistema ERP pode oferecer a uma empresa é sempre plural: são diversas consequências positivas, as quais começam a surgir a partir do momento em que ele é aplicado. Porém, com a adesão aos sistemas Shop Floor, os processos ficam ainda melhores.

Por isso, preparamos 5 benefícios que são obtidos quando se aplica a integração de dados  entre ERP e sistemas Shop Floor. Veja:

1. Planejamento

Não há segredo nesta etapa: o planejamento das ações entre os indicadores, a gestão e o trabalho padrão de liderança, além de um plano de comunicação bem estabelecido com a equipe. Tudo isso faz parte do planejamento, e ele precisa ser feito com tempo para o estabelecimento do segundo passo: o cronograma.

Com um sistema Shop Floor, a reintegração de processos é possibilitada, e a correção da rota acontece a partir da visualização de diferentes cenários, o que também faz parte do planejamento. 

2. Gestão de Estoque

A integração de dados entre o sistema ERP e Shop Floor também auxiliará na gestão do estoque, pois, ao promover uma integração entre os sistemas que permita a constante e rápida atualização de dados referente a consumos e entradas de produtos no estoque, entregamos aos gestores de apoio ao departamento de armazenagem, como por exemplo, o departamento de compras, a possibilidade de enxergar com mais precisão os saldos em estoque de cada item, podendo assim, evitar as compras antecipadas com alto volumes, muitas vezes praticada em virtude da demora na atualização dos dados no sistema ERP sobre as movimentações de entrada e saída , devido aos lançamentos serem manuais ou ainda porque há, neste tipo de canário, o receio de que, falte material, fazendo com que, as compras sejam feitas precocemente visando eliminar qualquer possibilidade de prejuízo por falta de matéria prima.  

3. Qualidade da Informação

A integração automática de dados entre os sistemas ERP e Shop Floor, também contribui com a qualidade da informação, uma vez que, pode eliminar a possibilidade de erros de digitação ou na leitura quando se trata das fichas de apontamento manual.  Ainda neste quesito é importante lembrar que por serem sistemas especialista, cada um no momento oportuno, tem condição de aplicar validações, a fim de que, o conteúdo digitado seja validado antes de ser salvo efetivamente no banco de dados.

4. Controle

Há diversos tipos de controles a partir da integração do ERP com o Shop Floor, mas um dos mais importantes é a adequação dos líderes, e o controle de seus gestores, para que as manifestações estejam sempre sendo realizadas de acordo com o previsto, e que os erros das rotas possam ser corrigidos a tempo.

5. Análises

Por fim, o quinto benefício está diretamente ligado às análises entre o que foi aplicado e o que precisa ser corrigido: por reuniões integradas, dinâmicas e relatórios gerados pelo ERP: a gestão das equipes, a padronização e às exigências precisam passar por crivos rigorosos para que tudo faça sentido, e para que todos os benefícios sejam concretizados.

Portanto, com ambos os sistemas completamente integrados, sua empresa se beneficia das vantagens que oferecem, da diversificação gerencial em relação aos acessos às informações, e pelo centro de controle aperfeiçoado. Cada uma dessas soluções pode ser encontrada na GTR, e você pode saber mais sobre elas aqui.

© GTR 2017/2021. Todos os Diretos Reservados.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
comercial@gtrconsultoria.com.br
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N Perdizes - CEP 05036-040