A produção industrial sendo aprimorada com o auxílio do sistema MES

Em um universo onde o ERP é o sonho de todo gestor industrial, muitos ainda podem se perguntar: o Sistema MES ainda tem espaço para otimizar processos?

Em um universo onde o ERP é o sonho de todo gestor industrial, muitos podem se perguntar: o Sistema MES ainda tem espaço para otimizar processos?

Podemos antecipar que não só tem espaço, como a modernização da ferramenta, a tem tornado indispensável para transformar o vínculo entre o chão de fábrica e a gestão industrial.

Então, a GTR mostrará quais recursos compõem o Manufacturing Execution System (MES) ideal para sua organização evoluir. Acompanhe e boa leitura!

Quais recursos do sistema MES o tornam indispensável na indústria?

A realidade da indústria atual é permeada por constantes e distintos desafios. Nesse contexto, temos a gestão de estoque que exige uma sintonia fina entre a produção e o procedimento de armazenagem de insumos, por exemplo.

Contudo, é no chão de fábrica que a maioria dos gargalos costuma surgir, tendo consequências ao longo de todos os outros setores, inclusive na experiência do cliente.

O sistema MES é um dos grandes responsáveis por trazer maior controle operacional e gerencial.

Portanto, ajuda os gestores a lapidar a cadeia de produção, ao passo em que equilibra o estoque aos pedidos e sua execução assertiva. Vale dizer que tudo acontece em tempo real, reduzindo gargalos e falhas antes mesmo de acontecerem.

Então, é uma maneira de trabalhar com certa previsibilidade operacional, aspecto inerente à linha de produção de alto desempenho. Para entregar resultados, o sistema oferece funcionalidades essenciais e pensados nas demandas industriais:

  • Alocação precisa de recursos.
  • Gestão de processos da cadeia de produção.
  • Análise de desempenho.
  • Rastreabilidade completa de produtos.
  • Aquisição, armazenamento e gerenciamento de dados.
  • Aspectos logísticos.
  • Integração com ERP para maior poderio gerencial.

Leia também: 5 benefícios de planejar e controlar o chão de fábrica!

Sistema MES: relevância para a evolução da indústria 4.0

A palavra de ordem na indústria 4.0 é a automação de processos. Por isso, as indústrias devem elaborar um planejamento que contemple a modernização das ferramentas e recursos, fator que favorece a vantagem competitiva e estabelece a estrutura ideal para fomentar os conceitos da indústria do futuro.

Na verdade, podemos afirmar com toda a nossa experiência que a indústria que atualmente não dispõe de um MES industrial, perde espaço para a concorrência a passos largos, isto é, põe em xeque seu crescimento no mercado.

De certa forma, o sistema MES empodera os gestores com mais dados integrados e insights poderosos acerca dos processos em detalhes.

Como o MES potencializa a atuação da sua indústria

Há muita divergência quanto à aplicação do Sistema de Execução de Manufatura MES.

Isso acontece porque grande parte dos gestores deixa de considerar que o sistema é aderido de diferentes formas pelas indústrias, visto que sua implantação deve partir do detalhamento dos processos intrínsecos à organização.

Por conseguinte, é possível determinar 3 grandes mudanças trazidas pelo sistema de manufatura MES: ganho de produtividade, tomada de decisão precisa e gestão ampliada de estoque.

Ganho de produtividade

Se não houver redução de gargalos e falhas, se torna inviável ampliar a produtividade. E isso é algo que toda empresa é vulnerável, não apenas as indústrias. Porém, no contexto industrial essa necessidade é ainda mais evidente do que em qualquer outra organização.

Diante disso, o MES industrial traz a automação dos processos relacionados à manufatura. Estamos falando da redução de erros, retrabalho ou mesmo quebras na cadeia produtiva.

Sendo assim, os procedimentos têm fluidez elevada, onde a otimização oferece a previsibilidade que os gestores carecem para antecipar problemas e solucionar com celeridade, ou seja, maximizam a eficiência produtiva.

Tomada de decisão de alta precisão

Que atire a primeira pedra o gestor que nunca teve que tomar uma decisão fora do escopo do planejamento. Sabe aquela decisão de momento, que impacta diretamente na linha de produção ou no estoque?

Então, com o sistema MES os gestores têm melhor embasamento das decisões, haja visto que os dados estão armazenados no sistema e elegíveis para acesso ágil e a qualquer momento.

Com isso, a cultura industrial do “achismo” deixa de existir e cada decisão está fundamentada em informações reais e condizentes à realidade do negócio.

Gestão ampliada de estoque

Não há como falar em produção industrial e não trazer os desafios gerenciais no estoque. Afinal, muitas são as variáveis que impactam no estoque. Desse modo, o MES reduz a complexidade gerencial, pois oferece:

  • Inventários enxutos.
  • Redução de custos com armazenamento.
  • Produção em conformidade com o volume e demanda dos pedidos.
  • Avaliação para geração assertiva de insumos armazenados.
  • Alertas de reposição de matéria-prima.
  • Diminuição do desperdício na produção.
  • Balanço financeiro positivo, devido ao controle absoluto do estoque.

Onde encontrar um sistema MES realmente eficiente e completo?

O momento da escolha do sistema MES para sua indústria deve ser muito bem planejado. A ideia é identificar a solução com maior gama de recursos para simplificar as tarefas do dia a dia.

Como última sugestão, com a tecnologia GTR Olho Vivo MES, sua organização passa a absorver cada uma das vantagens mencionadas no conteúdo. Entregamos os melhores recursos para aprimorar a gestão industrial e seu controle operacional.

Então, por que você não solicita uma demonstração com a Equipe GTR? Venha entender como nosso sistema atua como o suporte para o crescimento do seu negócio!

Esperamos que o conteúdo seja útil, acompanhe sempre o Blog GTR para mais dicas e até breve!

Solicite uma demonstração
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N
Perdizes - CEP 05036-040
© GTR 2017. Todos os Diretos Reservados.