Blog post

Por que é tão importante fazer backup?

Os dispositivos e programas podem parar a qualquer momento, você nunca sabe quando isso acontecerá, por isso é importante manter o backup sempre em dia.

Backup é uma cópia de segurança dos nossos dados, que nos previne de perdermos os arquivos acidentalmente, por qualquer motivo contrário a nossa vontade. Ele garante a integridade de todos os dados, por exemplo, banco de dados, arquivos de usuários, de configurações etc.

É como o seguro do carro, talvez você nunca precise usar, mas é melhor se prevenir, este artigo mostrará a você a importância de fazer backup periodicamente.

Como fazer Backup dos dados?

Existem inúmeras maneiras de fazer backup e cada uma delas terá algum procedimento diferente.

Opção 1: HD externo

O que é?

Trata-se de uma memória externa que é idêntica à que o computador possui, e nela você poderá salvar qualquer tipo de arquivo. Geralmente esses equipamentos têm tamanho reduzido o que facilita o seu transporte e armazenamento. Aliás é recomendável que no caso de cópia, o HD externo fique no mesmo local onde os dados estão armazenados, isto para salvá-lo de situações como incêndio ou furto de equipamentos.  

Entretanto, existem também os de tamanhos maiores que são projetados para ficarem no local de trabalho. Ou seja, você pode escolher de acordo com a sua necessidade.

Como funcionam?

São conectadas ao computador, por um cabo USB, e fornecem um espaço extra de armazenamento. Uma vez conectada, basta copiar os arquivos que ficarão salvos naquele dispositivo e em segurança de qualquer problema que possa acontecer.

Quais são os riscos potenciais?

O maior problema que esses dispositivos apresentam é que eles também podem falhar, assim como os outros e por várias razões diferentes. A falhas são raras, mas podem acontecer e ao optar por utilizá-lo você tem que saber que está vulnerável a isso.

Opção 2: Nuvem

O que é?

É um serviço online que permite mover seus arquivos para um servidor fora de um dispositivo físico, armazená-los na nuvem, como por exemplo o Google Drive que conta com um espaço gratuito para os usuários, e o iCloud para os usuários da Apple, onde os seus dados ficam armazenados em segurança ambos possuem “planos gratuitos”. Na nuvem é possível acessar os dados online e de qualquer lugar do planeta, sem precisar de mídia física.

Como funciona?

Para fazer o armazenamento na nuvem, antes de mais nada, você deverá criar uma conta em um dos sites. Após isso você poderá fazer o upload dos seus arquivos para aquele espaço online, onde eles ficarão disponíveis para serem acessados de qualquer computador ou dispositivo móvel, e também, poderá fazer o download sempre que quiser ou precisar. 

Quais são os problemas?

Esse tipo de armazenamento pode ser categorizado como a melhor alternativa, porém também existem alguns riscos. As informações podem ser invadidas por hackers, por exemplo, porém a probabilidade de isso acontecer é quase nula.

Opção 3: Pendrive

O que é?

É um dispositivo físico muito versátil que pode guardar em segurança as cópias dos seus arquivos e dados, é portátil e possui tamanho reduzido.  

Como funciona?

É conectado ao computador por uma porta USB, e você pode transferir os arquivos que estão no computador para o pendrive, assim como o primeiro exemplo que foi citado. Porém, por ter tamanho reduzido fica mais fácil levar a qualquer lugar que queira. 

Quais são os problemas potenciais?

Eles podem quebrar ou falhar, o que os tornará inúteis, caso o volume de informações a serem armazenados seja grande será necessário um pendrive com uma grande capacidade de armazenamento, se algum desses problemas acontecer você não conseguirá mais acessar os seus dados.

No sistema GTR Olho Vivo MES

Infelizmente nós da GTR Consultoria podemos afirmar uma estatística assustadora, de que pelo menos um de nossos clientes, ao longo do ano, recorrerá ao suporte de nossa equipe procurando saber se temos uma cópia dos dados de sua empresa, ou, nos pedindo a reinstalação do sistema em virtude de falha no equipamento ou até mesmo por contaminação de vírus. Por isto, entendemos ser de suma importância escrever este artigo, para que sirva de alerta para você que atualmente, ainda não é adepto deste hábito, e fica contando com que, o dia de amanhã será idêntico ao de hoje, quando se trata de equipamentos eletrônicos. Cuidado!


© GTR 2017/2021. Todos os Diretos Reservados.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
comercial@gtrconsultoria.com.br
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N Perdizes - CEP 05036-040