Blog post

Metodologias de gestão podem se beneficiar com a coleta de dados eletrônica

Embora as metodologias de gestão sejam diversas, a coleta de dados eletrônica pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a eficiência na implementação e uso de qualquer uma delas.

A coleta de dados eletrônica deve ser usada em qualquer metodologia de gestão, mas é especialmente útil em metodologias agiles. No âmbito da gestão ágil, os dados eletrônicos podem auxiliar na medição de rapidez, além de melhorar a qualidade dos processos. Destaca-se também a rápida identificação de problemas em crescimento no processo ou  o diagnóstico e constatação dos progressos obtidos pela equipe ou pela área quando os resultados são comparados aos objetivos propostos a estes recursos da empresa.

O que é a pesquisa de dados eletrônicos?

A pesquisa de dados eletrônicos é um processo que envolve a coleta, o armazenamento e a análise dessas informações digitais. É uma ferramenta de extrema importância para a gestão de empresas, pois permite obter insights valiosos sobre o desempenho da organização e tomar decisões estratégicas baseadas em dados confiáveis.

A pesquisa de coletas eletrônicas podem ser realizadas de diversas formas, independentemente da fonte, as informações coletadas fornecem insights valiosos sobre o desempenho da organização, bem como sobre tendências do mercado e do setor.

Como proceder a coleta de dados eletrônica em uma fábrica?

É essencial considerar a coleta de dados eletrônica de equipamentos produtivos em um ambiente da fábrica, principalmente ao imaginar o quanto se faz necessário implementar no setor de produção os sistemas de alarmes e notificações de paradas. Assim como é imprescindível definir os objetivos dessa atividade, selecionar quais as variáveis que serão monitoradas, medidas e as características dos equipamentos onde serão feitas estas coletas que posteriormente terão seus resultados analisados pelos gestores. Sendo ainda possível, por meio de informações cruzadas, chegar a conclusões sobre o processo produtivo como um todo.

Estratégia de coleta de dados eletrônica

As metodologias de gestão se beneficiam com a coleta de dados eletrônica, pois esta fornece informações fidedignas, com alcance  e profundidade mais amplos sobre o que está acontecendo.  Favorecendo a análise para identificar os problemas e as oportunidades, bem como monitorar o progresso em relação às metas. Além disso, a coleta de dados eletrônica deve ser usada para gerar insights e a tomada de decisões estratégicas mais assertivas.

Tipos de dados eletrônicos úteis para a gestão

Quando se trata de gestão da informação, o volume de dados e o período são extremamente importantes, pois quanto maior a quantidade de registros relevantes salvos na base melhor será a compreensão dos gerentes sobre os dilemas do cotidiano da empresa, afinal, em seu histórico a análise poderá contemplar o maior número de hipóteses ocorridas e salvas na base de dados. Além disso, a coleta de dados eletrônica ajuda a melhorar a eficiência operacional, ao contribuir na identificação e redução de custos e aumentar a produtividade da empresa.Existem vários tipos de dados eletrônicos que podem ser úteis para a gestão. Esses tipos de dados incluem:

Dados financeiros

Dados financeiros são uma parte crucial da gestão de qualquer negócio. A coleta de dados financeiros permite que os gerentes monitorem as finanças do negócio, avaliem o desempenho das operações e tomem decisões estratégicas mais assertivas.

Dados operacionais

Os dados operacionais fornecem insights valiosos sobre as operações do negócio. A coleta de dados operacionais permite que os gerentes monitorem em tempo real o desempenho das operações, identifiquem problemas e tomem medidas para melhorar a eficiência operacional com base na análise de resultados obtidos pelos recursos produtivos da empresa ao longo de um período previamente selecionado.

Dados de marketing

Os dados de marketing fornecem conhecimentos valiosos sobre o sucesso das campanhas publicitárias e promocionais do negócio. Essa coleta permite que os gerentes analisem o impacto das campanhas no mercado-alvo, avaliem o retorno sobre o investimento (ROI) e tomem decisões estratégicas  para futuras ações .

Dados tecnológicos

Os dados tecnológicos são uma parte crucial na gestão da maioria dos negócios na atualidade. Neste tipo de coleta é  possível extrair conhecimentos valiosos sobre como estão  as deficiências de tecnologia que por ora estão impactando nas operações dos funcionários e o desempenho do seu negócio. Além disso, ao considerar o resultado da tecnologia no seu desempenho da sua empresa, o gestor poderá avaliar o impacto de seus concorrentes em seu resultado ou outras ameaças externas futuras ao seu negócio.

A coleta de dados eletrônica é um processo que está evoluindo e  ganhando força nos dias de hoje e se mostra como uma excelente forma de obter informações precisas sobre os processos de uma empresa. Com isso, as metodologias de gestão podem se beneficiar, pois passam a contar com dados confiáveis para tomadas de decisão. Se você é gestor e está interessado em aplicar esse tipo de tecnologia na sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!

© GTR 2017/2021. Todos os Diretos Reservados.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
comercial@gtrconsultoria.com.br
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N Perdizes - CEP 05036-040