Blog post

O que é e por que fazer um Plano Mestre de Produção em sua indústria

Existe uma difícil missão para quem trabalha na área industrial: melhorar e otimizar os processos e aproveitar o avanço tecnológico. Mas, mais do que necessária, essa tarefa é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio, e é por isso que o Plano Mestre de Produção precisa entrar em pauta.

Em 2022, as indústrias precisarão ter seus processos completamente integrados e otimizados dentro de um só sistema. A demanda acontece há anos, mas a pandemia de covid-19 acelerou o passo, e quem percebeu isso a tempo saiu na frente.

Desta forma, o Plano Mestre de Produção é uma boa maneira para entender como um sistema de gestão integrado pode alavancar a produção de sua empresa, além de cortar tempo e custos desnecessários.

O que é um Plano Mestre de Produção

Plano Mestre de Produção (PMP) vem do termo em inglês Master Production Schedule (MPS), e ele serve basicamente para organizar a rotina dos diversos processos dentro da indústria.

Da compra e armazenamento de matérias-primas à produção, embalagem e estoque. Tudo passa por um controle de quantidade, prazo de armazenamento  e de qualidade, então, imagine que pode ser ainda mais fácil organizar cada etapa em um só sistema, o qual integra todas as informações.

O PMP tem a função de servir para organizar as informações e controlá-las após a aplicação do sistema escolhido

Quais as principais vantagens de um PMP

Há diversas vantagens em aderir ao Plano Mestre de Produção, mas há três que se destacam por sua abrangência. Veja:

Planejamento sobre a capacidade de produção e entrega

A partir da adesão de um sistema próprio para integrar todas as informações de sua indústria, o PMP será a ferramenta através da qual você terá pleno controle. Com ele, diversos desafios do dia a dia são superados, como a compreensão da real capacidade de produção e de entrega nos tempos estimados.

Previsão de demanda, prevenção e correções

Com o PMP, é possível estudar melhor o seu negócio, pois ele lhe apresentará informações reais do que está acontecendo em sua indústria.

A partir das informações colhidas, a previsão por demandas poderá ser feita, além da prevenção de ocorrências e correções mais dinâmicas de todos os processos.

Por que aplicar o PMP em sua indústria?

Aplicar o Plano Mestre de Produção em sua indústria é a melhor atitude para ter o real controle sobre todas as situações. Com as informações colhidas e com o sistema certo, a otimização acontece de forma natural.

Para que isso aconteça, porém, você precisa dar o primeiro passo, e é isso o que  GTR Consultoria faz: te apoia e te dá toda a assistência para que seu PMP seja aplicado e funcione muito bem.

Pois, o plano mestre sendo alimentado automaticamente ou eletronicamente pelos apontamentos da produção, permitirá que você tenha um  painel de controle do seu PCP mais assertivo e com maior possibilidade de ajustes visando o menor prejuízo às entregas e aos custos da sua operação, pense sempre nisto;

Quanto está custando ao seu negócio toda a espera e esforço para serem coletadas informações verossímeis sobre; o quanto você já concluiu do que você se comprometeu a entregar ao seu cliente? Sendo que esta é uma das informações que dia após dia, você sempre terá a necessidade de que alguém na sua empresa, faça a varredura dos dados para que, quando houver dúvidas do seu cliente ou da equipe de vendas, os prazos sejam divulgados com o máximo de precisão, afinal, não é só preço e qualidade que sustentarão o seu negócio no mercado, a pontualidade também sempre será avaliada, valorizando sua marca e seu produto. Este ciclo de busca pela informação é recorrente e trabalhoso, imagine como será quando as informações forem diretamente ao seu programador de produção ou ao centro de controle de planejamento ... agora dê seu próximo passo e nos dê a oportunidade de ouvi-los e indicar a você a melhor forma de começar este jornada de mudança!

© GTR 2017/2021. Todos os Diretos Reservados.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
comercial@gtrconsultoria.com.br
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N Perdizes - CEP 05036-040