Superando desafios de produção através do Software MES

As informações de monitoramento de produção e processos em tempo real são o combustível que oferece maior visibilidade e controle assertivo, elementos que fazem parte do Software MES.

A tecnologia do sistema é, obviamente, parte vital do processo de transformação, mas a indústria tem o papel de mapear os gargalos ao longo do fluxo produtivo, identificando os desafios aos quais o sistema deverá se moldar e resolver.

Diante disso, a GTR decidiu se aprofundar um pouco mais nesse contexto, trazendo até você um insight valioso sobre como o Sistema MES ajuda a superar desafios, acompanhe!

Qual o impacto do Sistema MES no chão de fábrica?

Quanto mais transparente e em tempo real é a visibilidade de ponta a ponta no chão de fábrica, mais fácil se torna a priorização do que deve ser melhorado, otimizando assim a produção e solucionando gargalos.

E no centro da visibilidade e controle absoluto de todos os processos, está o Manufacturing Execution System (MES) em alinhamento ao Enterprise Resourcing Planning (ERP).

Uma das maneiras mais comprovadas e rápidas de alcançar o patamar da gestão industrial de alta performance, está na combinação dos sistemas MES e ERP, que devem compartilhar informações entre os bancos de dados.

Dessa forma, ambos os softwares permanecem em sincronia com o que acontece no chão de fábrica, mantendo os clientes informados e certificando-se de que as equipes responsáveis pela manufatura dos pedidos, sejam capazes de acompanhar a evolução da fabricação.

Devemos entender que quanto mais complexo é o processo produtivo, mais importante é contar com sistemas que auxiliam detalhadamente o gestor a sobrepor potenciais adversidades nas etapas de produção.

Ter um software MES integrado ao seu chão de fábrica, potencializa melhorias na qualidade do produto, reduz o tempo do ciclo de pedidos e agiliza a chegada dos produtos ao mercado.

Software MES: tecnologia que ajuda a superar desafios

Compreender quando e como as decisões de produção impactam os resultados financeiros, se torna mais palpável quando um software MES é implantado no chão de fábrica, especialmente se há também um ERP “rodando” em conjunto.

O objetivo é captar insights poderosos sobre como as decisões tomadas diariamente na indústria impactam custos, margens, lucros e receitas.

Previsão de demanda com precisão máxima

Por si só, o software MES já entrega recursos e ferramentas que melhoram aspectos como:

  • Consumo de matéria-prima.
  • Gestão ininterrupta e em tempo real, com alta mobilidade.
  • Rastreabilidade ampla dos processos e muito mais.

Porém, quanto mais integrado a outros recursos for o sistema MES, mais precisa será a previsão de demanda em adaptar-se rapidamente à variabilidade de materiais ou à volatilidade inerente ao surgimento de novas demandas e pedidos.

O objetivo, portanto, é melhorar a precisão da previsão, permitindo o máximo de prazos de execução. Um MES integrado pode fazer isso acontecer e ainda manter a produção a mais eficiente dentro da capacidade de fabricação da indústria.

Maior controle de produção diária

O MES ajuda a superar os desafios de produção ao automatizar o Planejamento de Controle de Produção em todas as etapas de fabricação. Além disso, o faz em simultâneo à contabilização da análise da capacidade de maquinário e mão-de-obra disponível.

Como resultado, temos o aperfeiçoamento dos cronogramas de produção dentro das restrições de disponibilidade de recursos, o que impacta diretamente em como a produção acontece todos os dias em sua organização.

Simplifica o gerenciamento e elimina bloqueios produtivos

Manter a medição de resultados e as ferramentas em plena conformidade, é uma tarefa complexa que exige sincronia entre mão-de-obra e equipes de engenharia de fabricação, além do que, a gestão da qualidade deve se fazer presente para consolidar o contexto de produção de alta performance.

Um software MES é construído acerca da disponibilização de testes, calibragem e conformidade de recursos e ferramentas em todas as fases da qualidade, produção e compliance do produto finalizado.

Sendo assim, a tecnologia é capaz de identificar todo e qualquer tipo de bloqueio atrelado à produção, bem como apresentar relatórios gerenciais com insights para que o gestor tenha a melhor tomada de decisão em cada cenário.

Cronogramas de produção mais alinhados e otimizados

Comumente encontramos ferramentas de controle de chão de fábrica em um MES integrado a um sistema de planejamento de produção.

Entretanto, é incomum encontrarmos um software MES que suporte o Monitoramento de Produção e Processos que seja feito em tempo real, e que também seja integrado ao agendamento de produção.

Por sua vez, os dados de monitoramento produtivo absorvidos em tempo real, atualizam continuamente o cronograma de produção. Com isso, as equipes passam a visualizar a situação atual da produção ao longo do chão de fábrica, tudo de forma detalhada.

É esse conhecimento acerca do fluxo de atividades que garante um trabalho uníssono e voltado à finalização assertiva dos pedidos.

Um dos grandes resultados, é poder entregar aos clientes seus pedidos em tempo hábil e com máxima qualidade, estimulando assim a satisfação, fidelização e segurança de que com a sua indústria, suas necessidades serão supridas com profissionalismo.

Para mais dicas e conteúdos relevantes, acompanhe o Blog da GTR Consultoria.

Caso queira tirar alguma dúvida relacionada ao software MES ideal para sua indústria, venha falar com a nossa equipe, atendemos os principais segmentos, como automotivo, químico, metalurgia, alimentício, farmacêutico, entre outros. Até breve!

Solicite uma demonstração
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N
Perdizes - CEP 05036-040
© GTR 2017. Todos os Diretos Reservados.