Quais soluções tornam o MES fundamental para o ambiente moderno de manufatura?

É na procura contínua de melhorias do processo e da qualidade do produto com base em insights da Solução MES, que os fabricantes conseguem se tornar mais resistentes e responsivos aos clientes em tempos de volatilidade.

Grandes organizações de manufatura afirmam que o maior desafio da continuidade dos negócios atualmente, consiste na capacidade de oferecer assiduidade dos produtos na mais alta qualidade, além da certeza do cumprimento dos prazos ou, quando autorizado pelo cliente, da antecipação nas entregas dos pedidos colocados 

Preservar sua confiança ao optar por se destacar na qualidade do produto é, acima de tudo, um dos principais fatores que levam indústrias a adotarem sistemas MES.

Afinal, é a fundação que possibilita a entrega de mais visibilidade em tempo real em cada processo e pedido em todo o chão de fábrica.

Diante disso, é imprescindível compreender a importância do sistema industrial para fomentar o ambiente moderno de manufatura. Acompanhe o conteúdo GTR!

Importância das soluções MES para modernizar o chão de fábrica

A remoção dos bloqueios manuais que retardam a melhoria da qualidade do produto, a conformidade e a eficiência produtiva, é justamente onde o MES começa a fazer a diferença nas operações de fabricação de forma flexível.

Os benefícios a longo prazo de transformar os controles da operação para um modo com sistema eletrônicos e automatizados, onde se estabelece a integração entre sistemas de informação da empresa, a eliminação do uso do papel (cultura paperless) e a ruptura da dependência de uma série de planilhas para agendamento da produção, permite aos gestores, criarem uma rotina para mensurar os resultados obtidos, a partir da análise e conclusão, por meio de interfaces únicas simplificadas, muitas vezes criadas de modo específico para o negócio, e que de modo claro e objetivo, mostrará nos diversos níveis da operação, quais foram os eventos que contribuíram ou impediram para que os números apresentados nestes dashboards, refletissem o que a empresa esperava obter no período analisado.   

Automatizar o operacional, a qualidade e a produção de manufatura com escalabilidade é o motivo pelo qual a solução MES é crucial para a fabricação moderna.

Diante disso, um dos principais recursos que está intimamente associado à eficiência do sistema MES, é o ERP Industrial.

Isso porque ambos se apoiam e trabalham para entregar um gerenciamento consciente, sob controle, eficiente e altamente preditivo. Com isso, o primeiro ponto que você deve avaliar ao escolher uma solução MES é a sua capacidade de integração.

Dito isso, temos outras ferramentas que podem se tornar essenciais para modernizar e complementar seu chão de fábrica.

Afinal de contas, quanto mais tecnologia maior é a capacidade de controlar as variáveis intrínsecas ao processo produtivo, não é mesmo? Veja alguns exemplos:

  • EAM – Gerenciamento de Ativos Corporativos.
  • IoT – Internet das Coisas.
  • APM – Gerenciamento do Desempenho de Ativos.
  • Recursos para coleta e gerenciamento de dados para insights precisos.

Solução MES: 3 demandas em que o sistema é vital para modernizar a manufatura com escalabilidade

1. Cadeia de suprimentos

Fornece alta rastreabilidade entre cadeias de suprimentos, que potencializam a resolução de problemas de qualidade dos materiais, melhorando assim o gerenciamento de estoques e pedidos, além de garantir o cumprimento dos padrões pré-definidos. 

Quanto mais setores de produção o chão de fábrica tem, mais importante se torna a visibilidade de toda a cadeia de suprimentos, a fim de manter os níveis qualitativos e atender à produção com previsibilidade.

A rastreabilidade livra os fabricantes de arcar com prejudiciais despesas de recall de produtos, geralmente imprevisíveis, ao identificar gargalos de qualidade do produto com antecipação.

2. Monitoramento de processos de produção

O Monitoramento de Processos de Fabricação é essencial para o sistema MES, fornecendo dados e insights que alavancam melhorias dos tempos de ciclo de produção, além de reduzir o desperdício, afinal, oferece percepções necessárias para otimizar a produção contra potenciais restrições. 

Alcançar níveis elevados de desempenho do ciclo produtivo, muitas vezes requer redefinição e alteração sistêmica de etapas da produção.

Nesse sentido, as restrições que prejudicam o cenário de alta eficiência produtiva, geralmente estão integradas ao próprio processo de produção no chão de fábrica. Então, identificar quais processos são passíveis de mudança é fundamental.

Portanto, o monitoramento em tempo real pode mensurar tais restrições com assertividade e definir planos para superar cada uma.

3. Gestão de qualidade que justifica o investimento no MES

Gestão da Qualidade é o motivo pelo qual a maioria dos fabricantes investe no sistema MES, pois ocorrem diversas situações enquanto a máquina opera.

Inclusive, variáveis que precisam ser observadas constantemente, notificadas aos gestores quando estiverem fora da tolerância, rigorosamente registradas, com total precisão.

O intuito é fazer com que o sistema salve em banco de dados esses dados atrelados às ordens de fabricação e assim, posteriormente tais informações possam ser filtradas, selecionadas e utilizadas para manutenção de auditorias.

Os sistemas de produção ainda baseados em planilhas só entregam o fornecimento dos dados essenciais para se destacarem em qualidade.

Por outro lado, uma auditoria de qualidade pode levar dias ou semanas se o único sistema disponível for uma série de planilhas, ou seja, preparar-se para ser auditado pode ser complexo com o uso de planilhas.

Nos sistemas MES, a gestão da qualidade é um dos módulos mais importantes, mas é necessário procurar por módulos que forneçam visibilidade e rastreamento de ponta a ponta, inclusive, histórico comprovado no atendimento dos padrões de qualidade do setor.

As melhores soluções MES agregam incontáveis opções de relatórios em conjunto e automatizam os relatórios de auditoria.

Por conseguinte, você economiza com equipes de gerenciamento da qualidade e conformidade, isso sem contar as muitas horas anuais de trabalho manual destinadas à criação de relatórios.

Gostaria de ter mais dicas como estas? Então, por que você não acompanha o Blog GTR Consultoria? Buscamos sempre trazer conteúdos relevantes e que ofereçam margem para sua organização crescer, até breve!

Solicite uma demonstração
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Central de Atendimento: 11 3467-0230
Av Marquês de São Vicente, 2219 Cj. 201 N
Perdizes - CEP 05036-040
© GTR 2017. Todos os Diretos Reservados.